Contatos: monica.iaromila@gmail.com e (21) 986964300

Primeiras Informações

Minha foto
Arte para a Vida, na Vida e pela Vida - Criatividade, Cuidado & Acolhimento Atendimentos na Tijuca - Telefone: (21)986964300 E-mail: monica.iaromila@gmail.com - Eu sou Mônica Valéria; Saber o significado deste nome me trouxe Iaromila. Portanto, desde 2005, este é o meu nome profissional: Monica Valeria Iaromila. Minha atuação é Arteterapia e Educação. Sou uma cuidadora, e nesta palavra cabe amor, poesia, encantamento e luz. Considero-me um veículo para que as pessoas saibam qual é o seu próprio sol, transformem o que é possível, fazendo-o brilhar com a força que lhes é própria. Como James Hillmann afirmou "estou humildemente a serviço da Alma". Trabalho com crianças a partir de 12 anos, adolescentes, jovens, adultos e idosos. Em grupos e individualmente. Ofereço cursos, palestras e oficinas e participo de projetos que considero válidos.

Meus Estudos até aqui

OMINIBU pode significar águas profundas ou poço. São seis blogs que estão contidos nessa fonte:

O Ominibu propriamente é a porta de entrada, onde encontrar-se-á crônicas, poesias, explicações sobre arteterapia, blogs e sites amigos, textos que me são importantes etc.

Naima - poesias e prosa: http://naima-imagens-poesias.blogspot.com/

Informações sobre arteterapia: http://www.iaromilamv.blogspot.com

http://www.propostasdoespaco-arteterapia.blogspot.com

O "Descaramujando" traz informações sobre minha pessoa e formação, além de textos: http://escritosmeus-escritosproximos.blogspot.com/

No blog Aprendizados são encontradas propostas de cursos, informações sobre Calatonia e Reiki. aprendizados

Mais umas palavrinhas...

Passamos a vida aprendendo a Ser e Viver nossa Essência. Vivenciar o presente plenamente é o nosso desafio. Temos a oportunidade diária de Renovação, uma de nossas dádivas. Ser é o que basta, viver na Presença, construindo um relacionar-se baseado nessa premissa. Os encontros possibilitam entrega, confiança e o compartilhar - embora sejamos autosuficientes, somos seres relacionais. Quebrar as ilusões que nos separam do todo parte de uma crua compreensão que somos sós, mas somos Um. Tenho esperança na construção de um mundo mais equânime, no qual todas e todos possam estar bem consigo mesmas(os), bem nas suas peles. É um bom combate, feito através do afeto, da veracidade e dos saberes que me perpassam.

Diante da água profunda, escolhes tua visão; podes ver à vontade o fundo imóvel ou a corrente, a margem ou o infinito; tens o direito ambíguo de ver e de não ver; tens o direito de viver com o barqueiro ou com uma nova raça de fadas laboriosas, dotadas de um gosto perfeito, magníficas e minuciosas. A fada das águas, guardiã da miragem, detém em sua mão todos os pássaros do céu. Uma poça contém o universo. Um instante de sonho contém uma alma inteira. (...) O passado de nossa alma é uma água profunda. (Gaston Bachelard)

Monica Valeria Iaromila - Arteterapeuta (AARJ 213) - Arterapeuta atuante com grupos desde 2005; na clínica desde 2008; Co-coordenadora do Têmenos Arteterapia, Formação em Arteterapia, grupos de estudos e de aprofundamento.
Coordenadora do Bharani - Arte, Terapias e Vida. Psicoterapeuta Corporal em Análise Psico-Orgânica e Psicologia Biodinâmica -(CEBRAFAPO/EFAPO Brasil-França), Formada desde Outubro de 2013;
Estudos em Aromaterapia e utilização de óleos essenciais desde 2013.
Mestre em Reiki. Astróloga. Oraculista - tarô, baralho cigano e outros oráculos. Facilitadora SoulCollage(r); Thetahealer.
Mestrado, Bacharelado e Licenciatura em História - UERJ;



domingo, 26 de julho de 2009

Para você conhecer meu trabalho como Arteterapeuta



Propostas e Ideias
Grupos:

Crescendo e Aprendendo - sobre a segunda metade da vida - convite a pessoas de mais de 35 anos para formar um grupo de "conversas terapêuticas" sobre essa sensível e crucial passagem.

Florescer - Passagem do tempo, tempo de passagem - oficinas criativas para pessoas com mais de 55 anos, que visam um confabular saudável sobre o envelhecer, sobre a vida-morte-vida, sobre o criar e o amar. Proposta inicial de 6 oficinas de 2 horas de duração cada.

Artegrafar-se - escrita de si e individuação - convite a todos que se interessem pela temática da escrita de si. Vivências de arteterapia e escrita autobiográfica, nas quais o coração do trabalho são os encontros com a essência através da arte.

Conversas terapêuticas - projeto que desenvolvo desde 2007, no qual o principal objetivo é ser uma escuta atenta e afetiva. Pode ser desenvolvido através de conversas temáticas - filmes, livros, poesias ou espontaneamente, sem haver um assunto específico proposto.

Outras propostas:

Curso sobre Cultura e Religiosidade - "breve passeio" pelas religiões da atualidade, um panorama para aqueles que desejam conhecer um pouco mais sobre alguns dos segmentos religiosos de hoje e do passado de um ponto de vista histórico e cultural. Um passeio pela diversidade do saber humano. Haverá também um debate sobre numinosidade, termo cunhado por Rudolf Otto e utilizado por Carl Gustav Jung para expressar o arrebatamento que por vezes nos acontece frente ao desconhecido.

Sobre o Tempo - uma história do tempo através de eras e civilizações. Tempo hoje... tempo rápido...tempo que passa.

Introdução à arteterapia - breve panorama sobre a temática e apresentação de algumas técnicas arteterapêuticas.

Possibilidades Arteterapêuticas
Promoção e prevenção da saúde psíquica, emocional e física;
Facilitação do contato e desenvolvimento de potenciais da personalidade, tais como: criatividade, motivação e auto-estima saudável;
Visitação da nossa essência;
Ampliação da percepção, ajudando nas dificuldades de aprendizagem e concentração.
Auxílio em casos de estress, ansiedade, necessidade de acolhimento, problemas de isolamento e solidão, dificuldade de trabalhos em equipe etc.
Entretanto, o mais importante é a acolhida, o olhar, que eu escolhi fazer através da arteterapia. Acredito no cuidado, na criatividade, na fé na vida, no encantamento diário para com ela. Trabalhar para que o maior número de pessoas possível encontrem, a seu jeito e a seu tempo, esse possibilidade de maravilha diante da vida é uma bela missão.

Alguns temas em arteterapia:

* Trabalhos com feminino através do tecer, da poesia e da pintura;
* Imagem do corpo e identidade - trabalhos com máscaras;
* O respirar e a vivência do corpo - sentimento e auto-estima;
* O teatro e a expressão da criatividade;
* Vincular-se, separar-se, amar-se - o receber e oferecer nas relações;
* A árvore dos desejos - lenda hindu;
* A criança divina - criação e aspectos lúdicos de nós;
* O velho sábio e a sabedoria interior;
* Vivenciando Deusas e Deuses;
* Vivenciando as Deusas Afro-brasileiras;
* O herói, a coragem e a força na construção da inteireza;
* Metas e Compromissos - Tshuva;
* Fazer nascer, sementes para frutificar - mandalas de nossas possibilidades;
* Reconhecimento de potências, contrução de objetivos.

DINÂMICAS DE GRUPO; VIVÊNCIAS SITUACIONAIS; DEBATES TEMÁTICOS

* Estimulação sensório-perceptiva
* Corpo em Movimento
* Sobre Cores e Sons
* Alquimia do Ser
* Os 4 elementos
* Mandalas, do Centro para o Ser
* Masculino e Feminino - cisne e águia - ser inteiro
* Mito e Rito
* Contos para contar-se
* O encontro com o Mito Pessoal - "descubra-se"
* Tarô - o herói e sua jornada - o Rebelde
* Vivenciando a Deusa

Aqui no blog você encontra uma breve explanação sobre arteterapia.

4 comentários:

  1. simplesmemte amei seu blog, parabéns, q pena não tem espaço p virar seguidora, seria um prazer, beijinhos

    ResponderExcluir
  2. ola o meu nome e brigitte e sou tarologa online na wemgo.pt espaço tarot e convido a todos a visitar o meu trabalho nessa minha pagina.bem haja a todos

    ResponderExcluir
  3. Amei seu blog, como escreveu Elisabete "...que pena q não tem espaço pa virar seguidora..."
    Parabéns
    Bj

    ResponderExcluir
  4. Queridas, tem espaço para ser seguidora agora... www.ominibu.blogspot.com
    há vários textos novos...

    ResponderExcluir